Notícias

Governo Federal lança cartão de saúde do caminhoneiro

Em cerimônia realizada na quarta-feira (11) no Ministério da Saúde, o ministro Eduardo Pazuello lançou o cartão de saúde do caminhoneiro. Ele será distribuído aos motoristas profissionais do transporte rodoviário de cargas para que, ao acessarem as Unidades de Atenção Primária em Saúde, tenham melhor acompanhamento do tratamento. O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, compareceu ao evento.


O cartão é um documento público que ficará em posse do usuário e será utilizado para a coleta de dados dos atendimentos realizados em qualquer estabelecimento de atenção primária em saúde do país. “Nós sabemos que os caminhoneiros estão, a cada dia, em local do país e é fundamental uma política de saúde que os privilegie e tenha um cuidado muito especial com eles”, explicou o secretário de Atenção Primária à Saúde, Rafael Câmara.


O SEST SENAT e o Ministério da Saúde estão construindo um acordo de cooperação para a distribuição do documento aos caminhoneiros, por meio das unidades operacionais distribuídas por todo o país.


Atendimentos a caminhoneiros no SEST SENAT


Apenas no ano passado, o SEST SENAT atendeu 471,5 mil caminhoneiros. Possui mais de 150 unidades operacionais espalhadas no país, que oferecem serviços de odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição, todos com foco nas principais necessidades de quem trabalha no transporte.


Segundo a Pesquisa CNT Perfil dos Caminhoneiros 2019, 99% dos caminhoneiros no Brasil são homens. Menos da metade – 42% – procuram atendimento médico com foco em prevenção. Outros 38% buscam serviços de saúde somente quando aparecem sintomas de doenças ou quando os sintomas se agravam; 13% sequer procuram profissionais de saúde.


Fonte: CNT